top of page

Morre David Bowie, Um dos maiores ícones do rock.

  • EDSF.
  • 11 de jan. de 2016
  • 5 min de leitura

Como disse meu amigo Antonio Carlos Carvalho Jr, É triste demais, mas é verdade. Bowie faleceu na madrugada desta segunda feira vitima de um cancer contra qual lutava já havia 18 meses.





Segundo a revista Rolling Stone, Bowie nasceu como David Robert Jones, em 8 de janeiro de 1947 em Londres. e Formou sua primeira banda " The Konrads" aos 15 anos. Impossivel relacionar sua importancia no mundo do rock, já que praticamente foi inspiração para todo mundo, praticamente xerocado por Marylin Manson e Lady Gaga na sua habilidade de criar personagens que transcendem a musica. Cantou com Mick Jagger, Fred Mercury , Pet Shopp Boys e Massive Attack. Participou de duetos com Madonna e Morrissey, só pra citar alguns dos nomes mais conhecidos.


O Midia conversou com o fotográfo Wandeclayt Melo que falou um pouco mais sobre o artista:


" A morte do do ser humano David Robert Jones, dois dias após completar 69 anos, não significou a morte da lenda David Bowie. Uma prolífica obra que habilidosamente amalgamou arte, música, performance e tecnologia imortalizou Bowie e continuará ecoando na cultura pop enquanto existir cultura pop! Você pode não conhecer David Bowie - assim como não precisa conhecer Nicola Tesla, personagem interpretado pelo Camaleão do Rock no filme “O Grande Truque” (The Prestige, 2006) de Christopher Nolan - mas certamente vive num mundo profundamente modificado pelo trabalho destes gênios.

Se você foi uma das 80.190 pessoas que não perdeu a imperdível exposição sobre o artista no Museu da Imagem e do Som (São Paulo) em 2014 viu de perto como era inconvencional o seu processo de criação e o quão detalhista e meticulosa era a concepção e execução de toda sua obra. Seu processo de composição culminou inclusive no desenvolvimento de um software chamado Verbasizer que emulava o processo de embaralhamento e randomização de sentenças já usado por Bowie para escrever canções (e por William Burroughs, na literatura).

A participação no filme de Nolan é apenas uma gota num mar de grandes atuações em clássicos como Fome de Viver (The Hunger) - ao lado de Catherine Deneuve -, Furyo - contracenando com o também músico Ryuichi Sakamoto - e Labirinto. Celebrizado como um artista performático de múltiplas faces, Bowie era ainda mais do que isso. Ator, compositor, produtor, artista plástico e acima de tudo um influenciador que se reinventou em cada um de seus 24 álbuns, lançados entre 1967 e 8 de Janeiro de 2016, quando completou 69 anos."



Retrato de David Bowie feito pelo artista plástico Burnani Burnani (2015)




Bowie estourou em 69 com o album " Space Oddity", tornando um clássico a faixa titulo. E ficou conhecido por sua sonoridade nada convencional onde os arranjos levavam a caminhos impensáveis. Apesar da complexidade, ganhou os braços da musica pop nos anos 80 onde experimentou de tudo, do trip hop ao techno.



Seu album mais recente "Blackstar", lançado na ultima sexta dia 8 era dedicado ao jazz, talvez buscando a sofisticação que ele sempre fez questão de imprimir ao seu trabalho.


Na cultura pop David sempre esteve onipresente, em desenhos como Simpsons e Bob Esponja até filmes fuleiros como As Panteras. Participou de filmes obscuros como Cristiane F. (opa! de onde eu tirei me cognome!) e outros cults como "Fome de Viver'.


É uma pena que a atual geração da internet saiba tão pouco sobre ele, ainda mais com uma biografia tão rica. Fica aqui o desejo de que ao menos com sua morte surja o interesse em seu trabalho.




O Midiaphone pediu que alguns nomes do cenário alternativo comentassem a morte do ìdolo:



Kell Kill ( DJ - Brasília /DF)


"Ele voltou para as estrelas e com certeza continuará brilhando em nossos corações. Bowie foi o maior artista de todos os tempos. Ele era o cara".



Deco Curado (DJ - Recife/PE)


" Muito triste acordar e ver a notícia de que David Bowie faleceu. Ele era uma verdadeira lenda da música, um dos maiores nomes da música alternativa. Ele tinha o poder de colocar os sentimentos em músicas, com uma influência única do seu jeito, seu gênero musical puxado pro Rock, Pop, Glam Rock, Blue eyed soul. Comecei a gostar do David Bowie nos anos 80’s com o álbum Let's Dance de 1983, com a faixa Let’s Dance, Modern Love e Cat People (Putting Out Fire) depois desse Álbum nunca mas parei de escutar Bowie. ( Muito Triste ) Vá com Deus meu velho, vc e suas músicas vão ficar na minha memória para sempre. Descanse em paz Camaleão do Rock! Dj Deco Curado".



Eneas Neto (DJ e Produtor - Trash Eigthies /SP).


"É difícil imaginar o mundo sem Bowie, um ícone que sempre nos pareceu imortal, que esteve ao nosso lado durante a vida toda. A gente se sente órfão agora, mas temos o alento de uma obra sem igual e eterna".



Clarck Kasinov (DJ - Projeto Autobahn/SP).


- Hoje só posso dizer que ele já havia vencido a morte, pois ainda vivo já era um imortal... "And the stars look very different today" pois o céu ganhou mais uma estrela.


André Buda (Vinil FM).


"O sentimento é de que faleceu um parente. Bowie, sempre produtivo, sempre presente na vida até de quem não é tão fã assim de música, se foi. Com ele um espírito de renovação, de estar antenado com tendências, de ousadia que poucos dinossauros da música têm se vai também."


Dennis Monteiro (Músico - Segundo Inverno)


Se foi um dos maiores artistas do nosso tempo. Bowie era de fato um artista, pensava cada figurino, cada gesto, cada nota, escolhia as palavras as cores e os tons sempre dentro de algum contexto. O lançamento desse último disco coincidindo com seu aniversario e em seguida sua morte me deixa com uma sensação de que era um artista com plena convicção de que estava saindo de cena. O cara fez arte com a própria morte.


Le Cadavre ( DJ/ Les Cadavres Sont À Venir - RJ )


"A genialidade de Bowie é atemporal e tanto seu legado tanto musical, estético e a sua vida jamais serão esquec.idos ...REST IN POWER"


Allan Marcel (Músico - Banda LeeBe)


"Conheci seu som através de regravações do Nirvana (The man who sold the world), e da banda brasileira Nenhum de nós, Astronauta de marmore (Starman). Fui atrás e me encantei com sua música, sua arte e sua incrível facilidade de se moldar a diferentes gêneros e estilos musicais, como um camaleão sempre com uma nova face, uma nova tendência e sempre influenciando gerações. Que sua arte permaneça viva!" #RIPBOWIE Allan Marcel / LeeBe



Cauê Procópio (Músico - MPB )


"Ele simplesmente foi visionário em todos os desígnios do que pode ser chamado de artista! Na música Space Oddity ele já usava um emulador de sons eletrônicos junto com um violão, isso em 1969! Suas metamorfoses performáticas eram avassaladoras, além da postura política de se declarar bissexual numa época em que artista não poderia assumir homossexualidade! Legado eterno!"


Retrato de David Bowie feito pelo artista Pedro Cupert (2016)





David Bowie - Space Oddity


David Bowie - Starman




 
 
 

Comments


Siga -nos!
  • Twitter Clean
  • Facebook App Icon
  • Google+ Clean
 Posts recentes

© 2014 by Contraste Studio. Proudly created with Wix.com

bottom of page